Dia Mundial da Luta Contra o Câncer

Dia Mundial da Luta Contra o Câncer
home · Dia Mundial da Luta Contra o Câncer

8 de Abril - Dia Mundial da Luta Contra o Câncer


Confira as orientações do Prof Dr. Riad Younes:

Incidência de câncer cresce 20% mundialmente na última década

Segundo o Instituto Nacional de Câncer – INCA -, enquanto o mundo registra um crescimento do câncer de 20% na última década, no Brasil a estimativa são de 600 mil novos casos em 2018, conforme uma nova publicação que indica o prognóstico da incidência da doença, junto à população. Os dois tipos de câncer mais frequentes no País são os de próstata em homens (68.220) e de câncer de mama nas mulheres (59.700). Os outros dez tipos mais incidentes são:

  • Cólon e reto (intestino – 36.360)
  • Estômago (21.290)
  • Cavidade oral (14.700)
  • Leucemias (10.800)
  • Pulmão (31.270)
  • Colo do útero (16.370)
  • Sistema nervoso central (11.320)
  • Esôfago (10.970)

Para o Diretor Geral do Centro Especializado em Oncologia do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Prof. Dr. Riad Younes, o câncer é uma realidade que vem ultrapassando outras doenças, ocupando o primeiro ou o segundo lugar, em muitos países, devendo, por isso, “ser prevenido, detectado e tratado de forma adequada”. Ele diz que a prevenção, por exemplo, deve ser traduzida em ações que evitem, de um lado o cigarro, o sol ou o álcool, em excesso, e de outro, cultivem uma boa nutrição e exercícios físicos, estabelecendo ainda  uma rotina de vacinas como a do HPV e da Hepatite B, que podem impedir que esses tipos de infecções evoluam para a doença.

Com relação à detecção, o Dr. Riad lembra que quanto mais precoce ela for, melhor será para tratar o câncer, e que exames regulares como a mamografia, têm condições de auxiliar nesse sentido. Além disso, é preciso acompanhar o avanço dos recursos tecnológicos e dos medicamentos para tratar a doença de forma localizada ou paliativa, com o objetivo de oferecer o máximo de conforto ao paciente com rápida reintegração à vida normal, quando isso for possível.

Por isso, o Hospital Alemão Oswaldo Cruz oferece tecnologia de ponta e grandes especialistas, focados em oferecer o tratamento mais adequado para cada tipo de tumor. O atendimento é integral, humano e individualizado, do diagnóstico até a tão esperada recuperação.

Quem descobre um câncer quer receber o melhor.

Pequenas atitudes no seu dia a dia podem ajudar a prevenir diversos tipos de câncer:

Quer saber mais sobre diagnóstico, prevenção e tratamento do câncer?

Agende uma consulta

Agende a sua consulta ou exame com nossos times multidisciplinares integrados pelos telefones (11) 3549-0665

AGENDE SUA CONSULTA