Boletim do Câncer

Boletim do Câncer
home · Notícias Sobre o Câncer · Um terço de todos os cânceres está relacionado ao hábito alimentar

Um terço de todos os cânceres está relacionado ao hábito alimentar

A nutrição inadequada é classificada como a segunda causa de câncer que poderia ser prevenida, atrás apenas do tabagismo, segundo o Instituto Nacional do Câncer. Cerca de um terço de todos os cânceres humanos está relacionado ao tipo de alimentação.

A nutricionista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Fernanda Maluhy, explica que existem inúmeros compostos encontrados nos alimentos que apresentam atividade mutagênica e/ou carcinogênica.

Destacam-se o sal em excesso; alimentos salgados e apimentados; temperos industrializados, que aumentam a incidência de câncer gástrico; excesso de carne e gordura animal, relacionadas com maior incidência de câncer de próstata, pâncreas, cólon e reto e conservantes, principalmente nitrato e/ou nitritos utilizados para conservar e realçar o sabor de alguns alimentos industrializados, como picles, enlatados, carnes processadas: salsicha, linguiça, presunto, bacon, entre outros.

Além disso, os defumados e churrascos são impregnados pelo alcatrão proveniente da fumaça do carvão, o mesmo encontrado na fumaça do cigarro e que tem ação carcinogênica conhecida.

Por outro lado, a dieta também pode incluir compostos presentes nos alimentos, que impedem a mutação do DNA, agindo como proteção contra lesões celulares e exercendo um papel que chamado de quimioprevenção. Estes compostos são encontrados principalmente em frutas e hortaliças frescas e orgânicas. Alguns alimentos específicos como o alho, alho poró, cúrcuma (açafrão da terra) também estão associados com a inibição do crescimento das células cancerosas.

Fonte: Hospital Alemão Oswaldo Cruz

Agende uma consulta

Agende a sua consulta ou exame com nossos times multidisciplinares integrados pelos telefones (11) 3549-1364 - (11) 3549-1365

AGENDE SUA CONSULTA