Times Multidisciplinares Integrados - Grupo de Abordagem Minimamente Invasiva (GAMIC)

Times Multidisciplinares Integrados
home · Times Multidisciplinares Integrados · Grupo de Abordagem Minimamente Invasiva (GAMIC)

Centro Especializado em Oncologia: (11) 3549-0665

A abordagem minimamente invasiva em câncer adapta o que tem de mais moderno e sofisticado na tecnologia em medicina para minimizar o trauma e a agressividade dos procedimentos necessários para o melhor cuidado dos pacientes. Inclui desde métodos de diagnóstico e biópsias, até tratamento curativo ou paliativo. Os TMDIs do Centro Especializado em Oncologia do Hospital Alemão Oswaldo Cruz criaram estratégias específicas para cada situação identificando o modo com menor invasão possível para atingir resultados excelentes, e mínimos efeitos colaterais.

  1. Biópsias percutâneas (biópsias através da pele, por punção com agulha especial), onde o radiologista orienta a biópsia por ultrassom ou tomografia.
  2. Ablação (destruição) do câncer sem cirurgia (nos casos apropriados), utilizando agulhas introduzidas através da pele e dirigidas diretamente aos nódulos. Pode ser utilizada tecnologia de ablação por radiofrequência, ou por crioterapia (tratamento por frio), destruindo assim o câncer sem necessidade de cirurgia
  3. Radiocirurgia e radioterapia esterotáxica, utilizam a tecnologia moderna da radioterapia para tratamento definitivo de alguns tumores, evitando cirurgias extensas.
  4. Cirurgia por vídeo (videolaparoscopia, videotoracoscopia), aplicável a vários tumores de diferentes órgãos no corpo
  5. Cirurgia por endoscopia (retirada de tumores por endoscopia na urologia, no pulmão, no trato gastro-intestinal…)
  6. Cirurgia robótica, moderna tecnologia para a retirada de tumores com alta precisão. A expansão da tecnologia está permitindo uso mais difundido da robótica na cura de pacientes de tumores, desde o cérebro até a próstata.
  7. Embolização vascular de tumores, através de cateterismo seletivo de artérias que nutrem o tumor, nossa equipe consegue obstruir os vasos e impedir a chegada de oxigênio e nutrientes ao tumor, levando à necrose ou morte das células cancerosas.
  8. Stents vasculares e endoscópicos para abrir artérias, veias, brônquios, tubo digestivo ou urológico, etc… obstruídos por invasão tumoral.
O GAMIC (Grupo de Abordagem Minimamente Invasiva em Câncer) do Centro Especializado em Oncologia do Hospital Alemão Oswaldo Cruz instalou os mais modernos equipamentos para oferecer a nossos pacientes abordagem eficaz e minimamente agressiva. Sempre que isso for possível.