Times Multidisciplinares Integrados - Tumores de Cérebro e de Sistema Nervoso Central

Times Multidisciplinares Integrados
home · Times Multidisciplinares Integrados · Tumores de Cérebro e de Sistema Nervoso Central

Centro de Oncologia: (11) 3549-1364 / (11) 3549-1365

Tratamento de tumores de cérebro

O Centro de Oncologia do Hospital Alemão Oswaldo Cruz trata pacientes com meningiomas, gliomas, ependimomas, meduloblastomas, linfoma cerebral, metástases cerebrais, cordomas e outros tumores de base de crâneo.
O tumor cerebral se desenvolve dentro do crâneo. Existem vários tipos de tumores cerebrais. As consequências podem ser graves, e variam muito dependendo de fatores como:

  • Sua localização (hemisfério cerebral, cerebelo, tronco cerebral, hipófise, meninge, etc.).
  • Sua agressividade e poder de invasão: podem ser tumores malignos, cancerosos, classificados em vários graus de malignidade, dependendo de agressividade e invasão, ou podem ser benignos (não cancerosos), apesar de alguns podendo progredir para se tornarem malignos.
  • Sua natureza (tipo de células tumorais e outras características citogenéticas (existência ou não de mutações genéticas importantes). A estratégia de tratamento recomendada para cada paciente leva sempre em consideração cada um dos fatores acima citados, de forma individualizada. Esta estratégia complexa é decidida por um time de especialistas (neurocirurgia , radioterapia , oncologia clínica, neurologia clínica, radiologia e anatomia patológica), parte integrante de um Time Multidisciplinar Integrado (TMDI), que sempre leva em consideração as particularidades de cada paciente individualmente.

A Cirurgia é geralmente o primeiro tratamento a ser considerado para tumores cerebrais, sempre que for possível e indicado. Ela pode ser combinada com radioterapia e/ou quimioterapia .