Câncer de Cabeça e Pescoço

Câncer de Cabeça e Pescoço
Home · Tudo Sobre Câncer · Câncer de Cabeça e Pescoço

Câncer de Cabeça e Pescoço

Entre os homens e mulheres, o câncer de boca responde por 5% de todos os tumores malignos, ocupando a 5ª posição entre os cânceres masculinos, enquanto o de garganta está em 8° lugar entre os homens, segundo o o INCA – Instituto Nacional do Câncer. Entre o público feminino, o câncer de boca é o 12° mais prevalente.

Câncer nos lábios

O câncer nos lábios tem como principal causa a exposição aos raios de sol. O tabaco e o álcool também têm influência em seu aparecimento, assim como o consumo frequente de bebidas muito quentes, como chimarrão. A maioria dos cânceres labiais é do tipo de células escamosas e ocorre no lábio inferior, em pessoas brancas, com incidência maior na faixa etária de 50 a 70 anos e predominantemente em homens.

Câncer na Glândula Salivar

Embora represente em torno de 1% dos casos, o câncer na glândula salivar é provocado por mutações no DNA das células da boca, que começam se multiplicando em excesso, levando ao surgimento de tumores. As glândulas salivares estão localizadas aos lados da face e sob a língua, e os possíveis sinais do câncer são massa ou nódulo no rosto, dor constante no rosto, pescoço ou boca, fraqueza nos músculos do rosto, drenagem de líquido à região auricular, dormência em parte do rosto, pescoço ou boca, entre outros.

Câncer de Laringe

O álcool e o tabaco são os maiores inimigos da laringe. Fumantes têm 10 vezes mais chances de desenvolver câncer de laringe, que se forma nas cordas vocais. Má alimentação, estresse e mau uso da voz, como falar alto e sem pausas, também são prejudiciais. O principal sinal de alerta para o câncer de laringe é a rouquidão (a chamada disfonia). Predominante entre os homens, representa cerca de 25% dos casos de tumor na cabeça e pescoço. Se diagnosticado precocemente, porém, pode receber um tratamento cirúrgico localizado, com mínima perda tecidual.

Tratamento

Imunoterapia

Aprovada no final do ano passado pela ANVISA, a terapia que estimula a resposta do sistema imunológico é uma das formas de tratamento dos tumores na cabeça e pescoço. O nivolumabe, medicamento que aumenta a taxa de sobrevida, é responsável pela melhoria da qualidade de vida dos pacientes com a doença em estágio avançado.


Equipe multidisciplinar em radioterapia

Cuidados odontológicos somados à nutrição e enfermagem fazem toda a diferença no tratamento de radioterapia para os casos avançados de tumores de cabeça e pescoço. Esse cuidado multidisciplinar evita o uso de sondas, entre outros procedimentos invasivos, impedindo que os tratamentos sejam interrompidos.

Prevenção

Uma dieta rica em frutas, verduras e legumes, evitando-se os fatores de risco como o álcool e o tabagismo e sexo oral sem camisinha, ajuda a manter uma vida saudável e prevenir contra esses tipos de câncer.



Higiene Bucal
A higiene bucal é fundamental para evitar os tumores de boca. Além de uma boa escovação dos dentes, é importante manter as próteses dentárias bem ajustadas e fazer visitas regulares ao dentista para detectar precocemente uma lesão suspeita na cavidade oral.



Cigarro + Álcool
O álcool potencializa a ação do cigarro. Juntos, cigarro e álcool aumentam em 19 vezes a chance de desenvolver câncer na cabeça e pescoço. Se você fuma há mais de 10 anos é importante que faça consultas regulares ao médico.



7% da população brasileira têm HPV oral transmitido por via sexual
Não fumar ou não beber não afasta o risco de câncer na cabeça e pescoço. Você pode estar sujeito ao HPV em casos de sexo oral sem camisinha. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), a porcentagem de portadores do HPV, transmitido dessa maneira, é de 7%.



Infográfico Câncer de Tireoide

O Câncer de Tireoide é o tumor maligno mais frequente entre o sexo feminino

Confira o material exclusivo e entenda os principais sinais e sintomas e saiba como se prevenir do Câncer de Tireoide.

Saiba Mais sobre Câncer de Tireoide



Câncer de Cabeça e Pescoço

Conheça nosso Time Multidisciplinar de Câncer de Cabeça e Pescoço.

Agende uma consulta

Agende a sua consulta ou exame com nossos times multidisciplinares integrados pelos telefones (11) 3549-0665

AGENDE SUA CONSULTA