Câncer de Esôfago

Home · Tudo Sobre Câncer · Câncer de Esôfago

Câncer de Esôfago - O câncer de esôfago (tubo que liga a garganta ao estômago) é o 6º mais frequente entre os homens e 13º entre as mulheres, excetuando-se o câncer de pele não melanoma. Os tipos mais frequentes dentre os tumores
de esôfago são o carcinoma epidermoide escamoso e o adenocarcinoma, responsáveis por mais de 96% dos casos. A detecção precoce é importante porque a doença é bastante agressiva, havendo infiltração das células cancerosas nas estruturas vizinhas ao órgão, disseminação para os gânglios linfáticos e metástases (surgimento da doença em órgãos distantes) com grande frequência. Fatores de risco: são muitos os fatores de risco tais como: Idade (a partir dos 55 anos), Tabagismo, Alcoolismo, Histórico Pessoal. Além da obesidade, refluxo gastroesofágico, esôfago de Barret e até mesmo uma dieta rica em carne processada, por exemplo, entre outros. Sintomas: Dificuldade de engolir (disfagia), sensação de obstrução à passagem do alimento, dor retroesternal (atrás do osso do meio do peito), dor torácica. Além de náuseas, vômitos e perda do apetite. Todos são sintomas já avançados uma vez que inicialmente a doença não dá sinais. Prevenção: para prevenir o câncer de esôfago, deve-se: Adotar uma dieta rica em frutas e legumes, evitar o consumo frequente de bebidas muito quentes, evitar o consumo de alimentos defumados, evitar o consumo de bebidas alcoólicas e  derivados do tabaco. Tratamento: Na maioria dos casos, a cirurgia é indicada de forma isolada ou combinada com radioterapia e quimioterapia. Para tumores iniciais pode ser indicada a ressecção endoscópica (retirada do tumor com acesso pela boca, sem necessidade de cortes). Dependendo da extensão da doença, o tratamento pode ser unicamente paliativo (sem finalidade curativa), através de quimioterapia ou radioterapia. Fontes: Minha Vida e INCA.

Conheça nosso Time Multidisciplinar de Câncer Gastrointestinal Alto.