Câncer de Estômago

Home · Tudo Sobre Câncer · Câncer de Estômago

Câncer de Estômago - O QUE É? O câncer gástrico pode não apresentar nenhum sintoma no início.
Devido às características anatômicas do estômago, o câncer pode se disseminar para o fígado, pulmão e principalmente para o sistema linfático. 4° na classificação da doença que mais acomete a população masculina e 6° mais diagnosticado na população feminina. O câncer de estômago teve um aumento de 6% e 3,7% respectivamente, no biênio 2016-17, segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer). Se detectado em fase inicial, a sua chance de cura pode ser de 100%. Fatores de Risco: Têm sido apontados como causas prováveis: A infecção pela bactéria H. Pilory; Consumo de alimentos em conserva ou conservados em sal e a má conservação de alimentos; Ser fumante; Histórico na família; Consumir dieta pobre em frutas e legumes; Sofrer de alguns tipos de gastrite; Ter anemia perniciosa e apresentar pólipos. Sintomas: Confundidos com outras doenças gástricas como gastrite e úlcera, alguns sintomas são:
Fadiga; Azia persistente; Náuseas persistentes sem explicação; Dor de Estômago;  Sensação de inchaço após comer; Indigestão; Perda de peso não intencional. Diagnóstico: Com poucos sintomas, principalmente na fase inicial, o paciente deve realizar uma Endoscopia Digestiva Alta, que permite a realização de biópsia, quando há suspeita clínica. Tratamento: O tratamento vai depender da fase que a doença se encontra, o diagnóstico. A principal forma de tratamento é a retirada do tumor que pode ser feita por endoscopia (nas fases iniciais), ou cirurgia. Nos casos de doença mais avançada, a quimioterapia e/ou radioterapia são utilizadas também no tratamento. Prevenção: A prevenção é o melhor remédio.  O consumo de alimentos condimentados e defumados deve ser evitado. Recomenda-se uma dieta rica em frutas, legumes e vegetais frescos. Evitar o fumo e o álcool excessivo. E eliminar a bactéria H. pylori. Fontes: Oncoguia, Hospital Alemão Oswaldo Cruz e Minha Vida.

Conheça nosso Time Multidisciplinar de Câncer Gastrointestinal Alto.