Câncer de Ovário

Home · Tudo Sobre Câncer · Câncer de Ovário

Câncer de Ovário - Difícil de ser diagnosticado, a maioria dos tumores malignos do ovário só se manifesta em estágio avançado (75% dos casos). Na fase inicial, não causa sintomas específicos, o que dificulta o diagnóstico precoce, sendo mais letal do que o câncer de colo de útero. São 6.150 novos casos anualmente de acordo com o Instituto Nacional do Câncer, sendo que mais da metade causam morte. Fatores de Risco: A idade acima de 50 anos, fatores hormonais, ambientais e genéticos estão relacionados com o aparecimento do câncer de ovário, embora 90% dos casos tenha fator de risco desconhecido. Sintomas: À medida que o tumor cresce, pode comprimir outros órgãos e estruturas e produzir sintomas, como: Aumento do volume abdominal, Constipação intestinal ou diarreia, Dores difusas e Massa abdominal palpável. Diagnóstico: Exame de sangue específico e uma ultrassonografia transvaginal costumam ser os testes usados que poderão indicar a necessidade de uma biópsia (feita por laparoscopia ou laparotomia) do tecido ovariano. Tratamento: Diversas modalidades terapêuticas podem ser oferecidas (cirurgia, radioterapia e quimioterapia). A escolha vai depender principalmente do tipo histológico do tumor, estadiamento, idade e das condições clínicas da paciente e se o tumor é inicial ou recorrente. Se a doença for detectada no início - especialmente nas mulheres mais jovens - é possível remover somente o ovário afetado. Fonte: INCA, Hospital Alemão Oswaldo Cruz e Fundação do Câncer.

Conheça nosso Time Multidisciplinar de Câncer Ginecológico.

Agende a sua consulta ou exame com nossos times multidisciplinares integrados pelos telefones (11) 3549-1364 - (11) 3549-1365