Câncer de Pulmão – Infográfico

Home · Tudo Sobre Câncer · Câncer de Pulmão – Infográfico

Câncer de Pulmão - Responsável por cerca de 28 mil casos novos por ano no Brasil, o câncer de pulmão é causador de quase 23 mil mortes anuais, segundo o Instituto Nacional do Câncer – INCA. Com letalidade elevada e sobrevida média cumulativa total de cinco anos, que varia entre 13 e 21% em países desenvolvidos e entre 7 e 10% nos países em desenvolvimento, esse tipo de tumor pode ser evitável em grande parte com a prevenção do tabagismo. Fatores de Risco: O cigarro e os derivados do tabaco são, sem dúvida, os principais fatores do câncer de pulmão. Comparados com os não fumantes, os tabagistas têm cerca de 20 a 30 vezes mais risco de desenvolver câncer de pulmão. Deve se evitar também exposição à poluição do ar, e a certos agentes químicos como: o arsênico, asbesto, berílio, cromo, radônio, urânio, níquel, cádmio, cloreto de vinila, gás de mostarda e éter de clorometil, encontrados principalmente no ambiente ocupacional. Favorecem o desenvolvimento do câncer de pulmão infecções pulmonares de repetição, doença pulmonar obstrutiva crônica (enfisema pulmonar e bronquite crônica), fatores genéticos e história familiar de câncer de pulmão. Sintomas: Tosse e o sangramento pelas vias respiratórias; Perda de Peso; Dores Torácicas, em casos mais avançados e Pneumonia de repetição pode ser a manifestação inicial da doença. Tratamento: O Hospital Alemão Oswaldo Cruz conta com um Time Multidisciplinar Integrado (TMDI) de Tórax, do Centro de Oncologia, que trabalha com protocolos de tratamento de câncer de pulmão estabelecidos com ênfase nos estudos mais recentes que incorporaram avanços tecnológicos e científicos, como a cirurgia por videotoracoscopia e robótica, a radiocirurgia em tumores de pulmão, e a administração das mais modernas quimioterapias, imunoterapia e terapia alvo específicos para tipos de tumores altamente sensíveis. Prevenção: Evitar fumar; Evitar exposição a toxinas e Manter uma alimentação rica em consumo de frutas e verduras. Fonte: INCA, Hospital Alemão Oswaldo Cruz e Fundação do Câncer.

Conheça nosso Time Multidisciplinar de Câncer de Pulmão.

Agende a sua consulta ou exame com nossos times multidisciplinares integrados pelos telefones (11) 3549-1364 - (11) 3549-1365