Bloco da Vida

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Campanha Bloco da Vida

O Bloco da Vida já está pronto para sair. Inspirado nas alas Mexa-se, Alimentos poderosos e Exames que Salvam Vidas, o movimento de conscientização sobre o câncer visa prevenir 400 mil novos casos que poderiam ser evitados, anualmente, com pequenas atitudes saudáveis, no dia a dia.

Para sair no Bloco da Vida basta praticar uma alimentação rica, manter o ritmo com exercícios físicos, e estar sempre em dia com os exames de rotina que vão te deixar ainda mais disposto a curtir o clima da saúde.

Confira os adereços e dicas para fazer parte do Bloco da Vida!

Ala Mexa-se

Praticar 20 minutos de exercício por dia ou 2 horas e meia por semana de qualquer atividade física, reduz o risco de desenvolver vários tipos de câncer. Movimentar-se é o primeiro passo para fortalecer o sistema imunológico e promover a saúde, melhorando também as condições psicológicas. Além de prevenir o câncer, a atividade física diária também pode reduzir a mortalidade e o risco de recidivas da doença.

  • A caminhada é uma atividade física indicada também por cardiologistas para emagrecer e manter a saúde do coração e da mente;
  • A natação é um dos esportes mais completos e recomendados para pessoas de todas as idades e biotipos;
  • Pedalar ajuda a melhorar a saúde cardiovascular, estimula a circulação sanguínea, acelera o metabolismo, entre outros benefícios.

Ala Alimentos Poderosos

Consumir cinco frutas ou verduras por dia ajudam a prevenir o câncer. Uma alimentação saudável implica ainda em evitar gordura, açúcar ou álcool em excesso, alimentos industrializados ou embutidos.

  • Os alimentos de cor verde como os vegetais folhosos, o pimentão, o salsão e as ervas têm efeito anticancerígeno e ajudam a proteger o coração, o cabelo e a pele. Melhoram o sistema imunológico e são importantes para os ossos e contração muscular, devido à presença do cálcio;
  • Rica em proteínas, cálcio, fósforo, ferro, potássio e vitaminas A, C e do complexo B, a berinjela possui propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Auxilia na prevenção do câncer, funciona como antidepressivo e analgésico, reduz o colesterol e estimula o sistema imunológico, entre outros benefícios;
  • Alimentos amarelos como a cenoura, a manga ou a abóbora são ricos em vitamina B-3 e ácidos clorogênicos. Mantêm o sistema nervoso saudável e ajudam a prevenir o câncer de mama, além de possuírem o betacaroteno, antioxidante que protege o coração e retarda o envelhecimento.

Ala Exames que Salvam Vidas

Integrar exames de rotina à sua vida é estar zelando pelo coração que faz você sentir a vida a cada minuto, pelo pulmão, que garante o ar que você respira, pelo estômago e intestino que processam os alimentos que nos mantêm vivos. E quanto mais cedo você descobre uma doença, mais rápido você poderá iniciar o tratamento adequado e retomar as suas atividades cotidianas. Daí a importância do diagnóstico precoce que e aumenta consideravelmente as chances de cura do câncer e de outras doenças relacionadas.

  • Acima dos 40 anos a mamografia deve ser anual;
  • Um simples exame ergométrico já é suficiente para avaliar a saúde do coração;
  • Endoscopia e colonoscopia facilitam diagnósticos e podem, inclusive, auxiliar os médicos a detectar e tratar alguns tipos de câncer de estômago ou intestino precocemente;
  • A partir dos 50 anos, a colonoscopia é indicada, no mundo inteiro, como exame rotineiro para detecção precoce de câncer colorretal;
  • Também é rotina que os fumantes façam exame dos pulmões através de tomografia para a detecção precoce de câncer de pulmão.

Pequenas atitudes no seu dia a dia podem ajudar a prevenir diversos tipos de câncer:

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