Centro de Oncologia na Imprensa

home · Notícias Sobre o Câncer · AHERJ promove Fórum de Gestão em CCIH

AHERJ promove Fórum de Gestão em CCIH

Inovação e novas tecnologias na prevenção do sítio cirúrgico gestão e qualidade do paciente foi o tema do evento realizado no dia 8 de fevereiro, no auditório da sede do Grupo ASSIM Saúde, no Centro do Rio de Janeiro. O evento foi o primeiro de uma série de debates programados mensalmente pela AHERJ, em comemoração aos 50 anos de aniversário da Associação.

O diretor do Centro de Oncologia do Hospital Oswaldo Cruz, em São Paulo, Riad Younes apresentou uma revisão atualizada nos procedimentos normalmente realizados nas cirurgias. “Diminuir a infecção é uma estratégia para a gestão hospitalar, pois impacta diretamente o faturamento do hospital”, destacou.

Segundo um dos debatedores, o diretor de Atividades Culturais da AHERJ, Graccho Alvim, o cirurgião torácico Riad Yunes apresentou de maneira clara os procedimentos com impacto na prevenção da infecção, os que cientificamente não tem qualquer impacto e aqueles que não possuem revisões científicas. Além disso, apresentou novas perspectivas identificadas nas metanálises e estudos preliminares de combinação de duas alternativas de procedimentos que juntos apresentam confirmação científica.

Na continuação da sua palestra, o diretor do Centro de Oncologia do Hospital Oswaldo Cruz Riad demonstrou, como exemplo, os resultados no controle de infecção em órteses, próteses e enxertos com clorexidina associado à irrigação do sítio cirúrgico.

“Para administradores do setor saúde, avaliar os procedimentos necessários para controle de infeção, se torna primordial, principalmente em momentos de crise, quando podemos abandonar crenças sem comprovação, nos procedimentos realizados, investindo naqueles que realmente possam diminuir a infecção nos sítios cirúrgicos. De qualquer maneira, precisamos discutir com as Comissões de Controle de Infecção Hospitalar (CCIHs) as tomadas de decisões mais acertadas”, explicou Graccho Alvim.

Participaram também como debatedores o vice-presidente da AHERJ, Marcus Quintella, o presidente do SINDHRIO (Sindicato de Hospitais, Clínicas, Casas de Saúde do Município do Rio de Janeiro), Guilherme Jaccoud, o diretor geral do Hospital Gaffrée Guinle, Fernando Ferry, o conselheiro do Cremerj Antonio Abílio Santa Rosa,a vice-presidente da Associação de Estudos e Controle da Infecção Hospitalar do Estado do Rio de Janeiro, Débora Otero Pinheiro e a diretora da Associação Brasileira de Enfermagem, Seção RJ, Sonia Alves.

Marcus Quintella destacou que os cuidados com a infecção hospitalar vêm crescendo em mais de 60% dos hospitais. Por isso, revela que a AHERJ está sempre colaborando para o incentivo do tema e para a participação dos hospitais em programas de controle da infecção hospitalar.

Equipes Médicas