Boletim do Câncer

Boletim do Câncer
home · Notícias Sobre o Câncer · Evento on-line aborda a importância da abordagem multiprofissional do paciente oncológico nos serviços de urgência e emergência

Evento on-line aborda a importância da abordagem multiprofissional do paciente oncológico nos serviços de urgência e emergência

O Centro Especializado em Oncologia do Hospital Alemão Oswaldo Cruz promove todas as segundas-feiras do mês de agosto a II Jornada Multidisciplinar de Urgências e Emergências Oncológicas.

Devido à pandemia do novo coronavírus, o encontro voltado para equipes assistenciais e médicas, principalmente para aqueles que atuam em serviços de atendimentos emergenciais como prontos-socorros, será feito virtualmente e pretende discutir a importância de as equipes multidisciplinares estarem preparadas para desempenharem o atendimento focado nas particularidades do paciente com câncer quando ele procura os serviços médicos e hospitalares emergenciais.

De acordo com o Dr.Cheng Tzu Yen, oncologista e um dos coordenadores da Jornada, dados americanos mostram que 70% dos pacientes oncológicos procuram por prontos-socorros seja em decorrência das neoplasias ou de seus tratamentos. Por isso, é fundamental que os profissionais destes centros tenham condições de oferecer o cuidado mais adequado às necessidades de quem enfrenta o câncer.

“Eventos como a Jornada são importantes para dar ferramentas para que médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e toda a equipe multiprofissional faça o manejo e encaminhamento adequado deste paciente”, afirma o Dr. Cheng.

Para a Dra. Eliza Ricardo, oncologista e também coordenadora do evento, a integração dos profissionais que atuam em serviços de urgência e emergência com as especificidades do paciente oncológico é importante porque além de adotar a melhor conduta para episódios de dor e desconfortos do tratamento do câncer, os prontos-socorros são uma porta de entrada importante para o diagnóstico de neoplasias.

“O paciente oncológico não pode perder tempo para iniciar o tratamento mais adequado, termos profissionais familiarizados com a doença nos serviços de urgência é importante para o diagnóstico e encaminhamento precoce do câncer”, afirma a especialista.

Além da discussão de casos clínicos de forma interativa entre palestrantes e o público, a programação da II Jornada Multidisciplinar de Urgências e Emergências Oncológicas contará com aula inaugural sobre telemedicina e oncologia na emergência e será ministrada pelo Prof. Dr. Chao Lung Wen, chefe da disciplina de Telemedicina da Universidade de São Paulo, que irá debater sobre como as ferramentas da telemedicina podem ajudar na discussão e tratamento oncológico pelos serviços de urgência e emergência e também de que forma a telemedicina pode disseminar informações sobre câncer com esses serviços.

A programação completa do evento pode ser conferida na página do Hospital Alemão Oswaldo CruzClique aqui! E as inscrições para o evento on-line podem ser feitas pelo seguinte endereço: sympla.com.br/jornadaurgenciasoncologicas.

Equipes Médicas

Agende uma consulta

Agende a sua consulta ou exame com nossos times multidisciplinares integrados pelos telefones:
(11) 3549-0665

AGENDE SUA CONSULTA