Boletim do Câncer

Boletim do Câncer
home · Notícias Sobre o Câncer · Fertilidade nas pacientes com neoplasia de mama

Fertilidade nas pacientes com neoplasia de mama

O câncer de mama e a fertilidade em mulheres ainda em idade de serem mães é o foco de um volume inteiro do Journal of Global Oncology (J. Global Oncol 2020; volume 6). Dirigido principalmente a profissionais, o conteúdo discute como as mudanças sociais e econômicas fizeram com que as mulheres postergassem a constituição de suas famílias, adiando a procriação. Ao mesmo tempo, demonstra que um número crescente de mulheres recebe o diagnóstico de câncer de mama em idade fértil.

Também é abordado por que o tratamento antineoplásico para a neoplasia de mama induz, com muita frequência, uma falência ovariana precoce, e como as questões relativas à sexualidade e procriação precisam ser discutidas logo no momento do diagnóstico, antes do início do tratamento antineoplásico.

Existem hoje diversas formas de preservação da fertilidade disponíveis para essas mulheres, que vão da usual criopreservação do embrião após fertilização “in vitro”, até a vitrificação de oócitos e criopreservação de tecido ovariano.

Com o avanço da oncogenética, se detecta que até 12% dessas mulheres com neoplasia de mama antes dos 40 anos apresentam mutações dos genes BRCA1/2, e mais uma significativa porcentagem apresenta outras mutações germinativas patogênicas. Nesse grupo, o aconselhamento genético e cuidados específicos na procriação, como o diagnóstico genético pré-implantacional dos embriões, é um grande progresso.

Como sempre, há numerosas barreiras para que esses procedimentos sejam adotados, como as inevitáveis restrições financeiras e de acesso, mas também uma grande falta de informações sobre o assunto. Em função disso foi criado o “The oncofertility consortium”, grupo internacional e multi-institucional, fundado em 2007, que avalia o impacto do câncer e seu tratamento na saúde reprodutiva.

Nota comentada por Dr. Ricardo Caponero

Equipes Médicas

Agende uma consulta

Agende a sua consulta ou exame com nossos times multidisciplinares integrados pelos telefones:
(11) 3549-0665

AGENDE SUA CONSULTA