Boletim do Câncer

Boletim do Câncer
home · Notícias Sobre o Câncer · MAIS UM MEDICAMENTO PARA O CÂNCER DE MAMA

MAIS UM MEDICAMENTO PARA O CÂNCER DE MAMA

O FDA (Food and Drug Administrastion – EUA) aprovou a comercialização do Nerlynx® (Neratinibe) para o tratamento da neoplasia de mama em combinação com a capecitabina para pacientes com doença metastática, com sobre-expressão do HER2 (um subtipo de câncer de mama), e que já tenham recebido duas ou mais linhas de tratamentos prévios numa fase metastática.

Essa aprovação decorre dos dados do estuno NALA, um estudo em que se comparou o neratinibe na dose de 240mg por 14 dias consecutivos a cada 21 dias, combinado com a capecitabina, versus o tratamento convencional de terceira linha, Lapatinibe, também combinado com a capecitabina.

Os resultados são modestos em função da linha de tratamento, com uma mediana da sobrevida livre de progressão em 12 meses de 29% versus 15%, em favor do neratinibe. Houve diferenças não estatisticamente significativas na sobrevida global, na taxa de respostas e na duração das mesmas. Apesar do pequeno benefício, não deixa de ser uma opção a mais de tratamento para doentes incuráveis em fase avançada da doença.

O principal evento adverso do neratinibe é a diarreia, que requer um manejo bem específico.

Referência: SAURA, Cristina et al. Neratinib+ capecitabine versus lapatinib+ capecitabine in patients with HER2+ metastatic breast cancer previously treated with≥ 2 HER2-directed regimens: Findings from the multinational, randomized, phase III NALA trial. 2019.

Nota comentada por Dr. Ricardo Caponero

Equipes Médicas

Agende uma consulta

Agende a sua consulta ou exame com nossos times multidisciplinares integrados pelos telefones:
(11) 3549-0665

AGENDE SUA CONSULTA