Boletim do Câncer

Boletim do Câncer
home · Notícias Sobre o Câncer · Uma nova opção para as pacientes com neoplasia de ovário

Uma nova opção para as pacientes com neoplasia de ovário

A principal mudança na oncologia na última década foi não mais caracterizar os tumores apenas pelo local anatômico de origem, mas compreender a biologia por trás de cada tipo de câncer, o que se denominou de oncologia de precisão.

No espectro das neoplasias de mama e ovário há uma população que possui mutações em dois genes de reparo do DNA, os genes BRCA1 e BRCA2 que, além de propiciarem um risco maior para a doença, ainda caracterizam um curso diferente de evolução e uma sensibilidade a um grupo específicos de medicamentos.

Publicado no Journal of Clinical Oncology, o estudo SOLO-3 mostrou que o olaparibe (Lymparsa®), medicamento já aprovado pela Anvisa, e disponível no Brasil, produziu um aumento na taxa de respostas e no tempo livre de progressão de doença em comparação ao tratamento convencional, sem cisplatina, para pacientes com câncer de ovário que apresentam recidiva e mutações germinativas dos genes BRCA1/2 e que tinham recebido duas linhas prévias de tratamento quimioterápico com base em compostos de platina.

O estudo internacional envolveu 266 pacientes e observou um aumento nas taxas de resposta, de 51,4% para 72,2% e no intervalo livre de progressão, de 9,2 para 13,4 meses. Houve um aumento nos eventos adversos graves, de 18,4% para 23,6%, com os eventos mais comuns sendo a anemia (2,8%) e os vômitos (3,99%). De acordo com o Dr. Richart T. Penson, autor da publicação do estudo, essa é uma nova opção de tratamento para esse subgrupo específico de pacientes.

Referência: Richard T. Penson, et al. Olaparib Versus Nonplatinum Chemotherapy in Patients With Platinum-Sensitive Relapsed Ovarian Cancer and a Germline BRCA1/2 Mutation (SOLO3): A Randomized Phase III Trial.DOI: 10.1200/JCO.19.02745 Journal of Clinical Oncology. Published online February 19, 2020. – PMID: 32073956

Nota comentada por Dr. Ricardo Caponero

Equipes Médicas

Agende uma consulta

Agende a sua consulta ou exame com nossos times multidisciplinares integrados pelos telefones:
(11) 3549-0665

AGENDE SUA CONSULTA