Boletim do Câncer

Boletim do Câncer
home · Sua Saúde · Pacientes em tratamento de câncer devem adequar alimentação

Pacientes em tratamento de câncer devem adequar alimentação

Quem passa por um tratamento de câncer precisa ter uma alimentação equilibrada que amenize os efeitos colaterais da quimioterapia, por exemplo. A nutricionista da Unidade de internação de Oncologia do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Inara dos Santos Nascimento, explica que, para diminuir a sensação de enjoo e náuseas, alimentos mais cítricos, frios e gelados são os melhores. “Isso obviamente para os casos em que não há feridas da boca, a mucosite”, ressalta.

Os pacientes de um modo geral, segundo a nutricionista, preferem as comidas básicas, aquelas com gostinho de casa. Para isso, é de responsabilidade do nutricionista realizar visitas para adaptar preferências ao que pode entrar para o cardápio.

Inara destaca que, durante o tratamento, recomenda-se a tão hoje falada comida de verdade, incluindo frutas, verduras e proteínas, e evitando os industrializados. “O importante é que a maioria dos nutrientes possa ser consumida de forma variada.”

Entre os alimentos mais recomendados para dieta estão: frutas legumes, verduras, cereais, carnes magras e peixes. Além disso, segundo a especialista, alguns alimentos podem auxiliar o sistema imunológico por conterem fatores antioxidantes, tais como: alho, amêndoas, batata doce, brócolis, espinafre, iogurte desnatado, melancia e repolho.

A nutricionista recomenda ainda que alguns alimentos devem ser evitados durante o tratamento, principalmente aqueles com maior quantidade de gorduras, açucares e sódio. Confira os alimentos que devem ser evitados:

• Alimentos industrializados (esses têm em sua formulação aditivos para durarem mais tempo na prateleira);

• Queijos amarelos (quanto mais amarelo o queijo for, maior quantidade de sal e gordura ele tem);

• Embutidos (salsichas, linguiças, salame), pois têm quantidades elevadas de sódio e gordura;

• Bebidas alcóolicas;

• Refrigerantes;

• Chá preto e café;

• Sucos artificiais;

• Amendoim e derivados.

Agende uma consulta

Agende a sua consulta ou exame com nossos times multidisciplinares integrados pelos telefones:
(11) 3549-0665

AGENDE SUA CONSULTA