Times Multidisciplinares Integrados - Oncogenética

Times Multidisciplinares Integrados

Centro Especializado em Oncologia: (11) 3549-0665

Oncogenética, a união da oncologia com a genética

O serviço de oncogenética realiza estudo com pacientes que precisam identificar o risco de síndromes hereditárias de câncer antes ou depois de terem tido um tumor decorrente de mutação genética. São cerca de 10%, os casos relacionados com essa herança familiar que necessitam de um acompanhamento específico em consequência dos maiores riscos de desenvolvimento da doença, ao longo da vida. O estudo inclui o levantamento dessa predisposição hereditária também junto aos familiares dos pacientes e deverá ser feito no menor tempo possível, de forma a contribuir para o trabalho realizado pelas equipes cirúrgicas e a Oncologia Clínica. A avaliação Na prática, a árvore genealógica e as informações sobre o histórico da doença na família, constituem o ponto de partida do atendimento, aberto a população em geral. Os testes de DNA por saliva ou sangue, no entanto, estão indicados para pessoas que já tiveram câncer dentro dos critérios avaliados ou para aqueles que tenham histórico familiar importante, devendo, sempre que possível, serem realizados inicialmente naqueles que já tiveram a doença, o que aumenta o índice de sucesso do diagnóstico. Mapeamento e diagnóstico precoce O objetivo do Time Multidisciplinar Integrado de Oncogenética é dar as mesmas chances de tratamento à quem carrega os genes hereditários mapeando a probabilidade com antecipação, de forma a contar com um diagnóstico precoce. Em geral, os indivíduos que sofrem de mutações genéticas podem ter até 70% mais chances de desenvolverem a doença, necessitando, portanto, de exames e cuidados mais frequentes. Os tumores que a ciência já comprovou terem maior relação com às mutações genéticas são:

Ana Carolina Ribeiro Chaves de Gouvêa

Dra. Ana Carolina Ribeiro Chaves de Gouvêa

CRM: 125762

• Oncogenética.
  • Oncologia Clínica.
Faculdade de graduação
  • Faculdade de Medicina de Marília - 2006.
Residência
  • Clinica Médica no Hospital Santa Marcelina - 2008 a 2009.
  • Oncologia Clinica ICESP - USP 2010 a 2013
Pós-Graduação
  • Intensive Course in Cancer Risk Assesment – City of Hope Cancer Center – EUA 2013
Fellowships
  • Observership Cancer Genetics and Prevention Department DFCI – Harvard Medical School 2016
Áreas de foco científico
  • Oncogenética
Publicações e participações em eventos
  • Artigos científicos publicados: 4.
  • Livros e/ou capítulos editados nacionais e internacionais: 3.
Outros destaques (05 principais)
  • Assistente Ambulatorio de Cancer Hereditário - ICESP - Faculdade de Medicina da USP - 2013 - 2017
Currículo Completo

Equipes Médicas