Voltar

Câncer de próstata

Navegue em: Oncologia

PREVALÊNCIA

O câncer de próstata é o tipo de câncer mais prevalente (excluindo o câncer de pele não-melanoma) e o segundo em número de mortes entre os homens nos países ocidentais. Estima-se que a doença registre 69 mil novos casos ao ano, ou seja, 7,8 novos casos surgem a cada hora. Estudo recente realizado pela Sociedade Brasileira de Urologia em sete capitais brasileiras e no Distrito Federal atesta que 51% dos homens com mais de 35 anos nunca consultou um médico urologista.

Conheça o nosso infográfico e faça o download gratuitamente:

BAIXAR

PREVENÇÃO

A partir dos 50 anos é fundamental que os homens consultem um urologista para exames de prevenção da doença. Pessoas de origem negra e com casos de câncer na família devem iniciar os exames preventivos cinco anos antes dos demais, aos 45 anos de idade. Homens cujos irmãos ou pai tiveram câncer de próstata aumentam em duas vezes as chances de desenvolverem a doença. Já aqueles que têm dois ou mais parentes com câncer de próstata aumentam em dez vezes os riscos de também desenvolverem este tipo de câncer.

DIAGNÓSTICO

Alguns dos tumores de próstata podem crescer de forma rápida, espalhando-se para outros órgãos e podendo levar à morte. A grande maioria, no entanto, se desenvolve lentamente, levando cerca de 15 anos para atingir 1 cm³. O câncer de próstata é assintomático e não ameaça a saúde geral do homem. A detecção precoce é importante para que o diagnóstico ocorra na fase inicial da doença. Se diagnosticado nos estágios iniciais, as chances de cura do câncer de próstata chegam a 90%.

O diagnóstico precoce é importante, pois a eficácia do tratamento depende do tamanho e da classificação do tumor. Os tratamentos indicados em pacientes com doença em fase inicial são: a cirurgia, que consiste na remoção total da próstata e a radioterapia. A hormonoterapia e uso de medicamentos para amenizar os sintomas.

Ouça também nossos Podcast

Hiperplasia da próstata

A hiperplasia prostática, ou aumento da próstata, é uma condição que atinge homens acima de 50 anos e resulta em sintomas que comprometem a sua qualidade de vida. A boa notícia é que existe tratamento e, dependendo do grau da doença, pode variar entre o uso de medicamentos e a cirurgia.

SAIBA MAIS SOBRE HIPERPLASIA

Tecnologia de ponta

Robô Da Vinci S HD

Usado em cirurgias de alta complexidade e que necessitam de uma grande precisão, o robô Da Vinci SI é atualmente utilizado no Hospital Oswaldo Cruz pela sua equipe médica especializada. A cirurgia robótica é realizada por um cirurgião que controla um console que oferece imagens em 3D e de alta definição e a sua atuação é bastante extensa envolvendo casos de retirada da próstata, cirurgias na cabeça e no pescoço, retiradas de tumores na garganta e na boca, cirurgia bariátrica e diversos outros casos de complexidade cirúrgica mais elevada. O cirurgião Dr. Carlo Passerotti explica sobre a cirurgia robótica realizada pelo Da Vinci SI.

Tudo o que você precisa saber sobre o Câncer de Próstata

x

Perguntas Frequentes

O câncer de próstata é um tipo de câncer que se desenvolve na próstata, uma glândula localizada abaixo da bexiga e responsável pela produção de líquido seminal.

Os principais fatores de risco incluem idade avançada, histórico familiar de câncer de próstata, obesidade e exposição a substâncias químicas nocivas.

Na fase inicial, o câncer de próstata geralmente não causa sintomas. À medida que avança, os sintomas podem incluir dificuldade em urinar, jato urinário fraco, dor ao urinar, sangue na urina ou no sêmen e dor na região lombar ou pélvica.

O diagnóstico é geralmente realizado através de exames de sangue, como o PSA (antígeno prostático específico), e do exame de toque retal. Uma biópsia da próstata pode ser necessária para confirmar o diagnóstico.

O tratamento depende do estágio do câncer, mas pode incluir cirurgia para remover a próstata, radioterapia, terapia hormonal, quimioterapia e imunoterapia.

Sim, a detecção precoce é crucial para aumentar as chances de cura. O PSA e o exame de toque retal são ferramentas importantes para o diagnóstico precoce.

A frequência dos exames de rastreamento varia de acordo com os fatores de risco e as recomendações médicas. Geralmente, a partir dos 50 anos, os homens devem discutir com seu médico a necessidade de exames de rastreamento.

Em estágios iniciais, as opções de tratamento incluem cirurgia de remoção da próstata (prostatectomia) e radioterapia, muitas vezes combinadas com terapia hormonal.


ESPECIALISTAS EM Câncer de próstata

Você tem várias formas de agendar consultas e exames:

Envie uma mensagem para:

WhatsApp

Agende sua consulta ou exame:

Agende online
QR Code Agende sua consulta ou exame

Agende pelo app meu oswaldo cruz

App Meu Oswaldo Cruz disponível no Google Play App Meu Oswaldo Cruz disponível na App Store