Voltar

Tumor no Cérebro

Navegue em: Oncologia

O Centro Especializado em Oncologia do Hospital Alemão Oswaldo Cruz trata pacientes com meningiomas, gliomas, ependimomas, meduloblastomas, linfoma cerebral, metástases cerebrais, cordomas e outros tumores da base do crânio.

O tumor cerebral se desenvolve dentro do crânio. Existem vários tipos de tumores cerebrais. As consequências podem ser graves, e variam muito dependendo de fatores como:

  • Sua localização (hemisfério cerebral, cerebelo, tronco cerebral, hipófise, meninge, etc.).
  • Sua agressividade e poder de invasão: podem ser tumores malignos, cancerosos, classificados em vários graus de malignidade, dependendo de agressividade e invasão, ou podem ser benignos (não cancerosos), apesar de alguns podendo progredir para se tornarem malignos.
  • Sua natureza (tipo de células tumorais e outras características citogenéticas (existência ou não de mutações genéticas importantes). A estratégia de tratamento recomendada para cada paciente leva sempre em consideração cada um dos fatores acima citados, de forma individualizada. Esta estratégia complexa é decidida por um time de especialistas (neurocirurgia, radioterapia, oncologia clínica, neurologia clínica, radiologia e anatomia patológica), parte integrante de um Time de Especialistas, que sempre leva em consideração as particularidades de cada paciente individualmente.

A Cirurgia é geralmente o primeiro tratamento a ser considerado para tumores cerebrais, sempre que for possível e indicado. Ela pode ser combinada com radioterapia e/ou quimioterapia.

Tudo o que você precisa saber sobre o Câncer no Cérebro

Perguntas Frequentes

O Centro trata uma variedade de tumores cerebrais, incluindo meningiomas, gliomas, ependimomas, meduloblastomas, linfoma cerebral, metástases cerebrais, cordomas e outros tumores da base do crânio.

O câncer no cérebro é uma condição na qual células anormais crescem no tecido cerebral. Essas células podem formar tumores malignos ou benignos.

Os sintomas comuns incluem dor de cabeça persistente, alterações na visão, convulsões, dificuldades de equilíbrio e coordenação, alterações na personalidade e perda de memória.

A causa exata não é conhecida, mas fatores genéticos, exposição a radiações e algumas condições médicas podem aumentar o risco.

O diagnóstico geralmente envolve exames de imagem, como ressonância magnética e tomografia computadorizada, bem como biópsias para confirmar o tipo e a gravidade do câncer.

As opções incluem cirurgia para remover o tumor, radioterapia, quimioterapia e terapia direcionada, dependendo do tipo e estágio do câncer.

A gravidade varia, mas alguns cânceres cerebrais podem ser fatais. O prognóstico depende do tipo, localização e estágio do câncer.

Os desafios incluem a localização delicada do cérebro, risco de danos às funções cerebrais normais e a dificuldade de remover completamente alguns tumores.

Não existem medidas preventivas específicas conhecidas, mas manter um estilo de vida saudável e evitar exposição desnecessária à radiação podem ajudar a reduzir o risco.

Um tumor cerebral é considerado benigno quando não é canceroso e não tem o potencial de se espalhar para outras partes do corpo. No entanto, alguns tumores benignos podem progredir e se tornar malignos ao longo do tempo.

Você tem várias formas de agendar consultas e exames:

Envie uma mensagem para:

WhatsApp

Agende sua consulta ou exame:

Agende online
QR Code Agende sua consulta ou exame

Agende pelo app meu oswaldo cruz

App Meu Oswaldo Cruz disponível no Google Play App Meu Oswaldo Cruz disponível na App Store