Voltar

Nódulos pulmonares

Navegue em: Oncologia

Prevalência

Cerca de que realizam radiografias ou tomografias de tórax têm como resultado a presença de nódulos pulmonares. Que são pequenas opacidades (“manchas”) arredondadas vistas frequentemente em radiografias e tomografias de tórax. Na maioria das vezes representam achados benignos, como cicatrizes de infecção ou focos de inflamação nos pulmões e normalmente manifestam-se de forma silenciosa, ou seja, sem sintomas e outras vezes com sintomas respiratórios poucos específicos. Numa parcela muito pequena de pacientes, os nódulos pulmonares podem ser a apresentação inicial de um câncer de pulmão ou até mesmo uma manifestação secundária (metástase) de outros tumores. Por isso é sempre indicado a avaliação de um especialista.

Prevenção

Nódulos pulmonares: Prevenção

Quando falamos da possibilidade do câncer de pulmão ou de outros tumores, a principal forma de prevenção é evitar o cigarro. Além disso, mesmo algumas doenças inflamatórias e infecciosas no pulmão (que também podem ser descobertas através da investigação de um nódulo pulmonar) também são relacionadas ao consumo de tabaco.​

Fatores de Risco

Pela grande variedade de diagnósticos benignos ou malignos que podem se manifestar na forma de um nódulo pulmonar, os fatores de risco são bastante diversos. É fundamental dedicarmos uma atenção especial às condições que predispõem a pessoa a um risco maior de desenvolver um câncer de pulmão, doença que em seus estágios iniciais pode ser diagnosticada através de um nódulo pulmonar. Por isso, o consumo do tabaco e seus derivados é o principal fator a ser pesquisado e combatido, além da exposição a carcinógenos ambientais e ocupacionais.

SINTOMAS

Na maioria dos casos a presença de um nódulo pulmonar não é acompanhada de sintomas, o que reforça valorizarmos a informação deste achado quando descoberto incidentalmente em um exame de imagem.

Em situações mais específicas, quando o nódulo representa uma lesão no interior de um brônquio, pode determinar tosse, chiado no peito ou presença de sangue à expectoração.

Diagnóstico

Nódulos pulmonares: Diagnóstico

A investigação começa com uma boa história clínica do paciente, passa pelo exame físico e inclui exames de imagem. Em casos em que há suspeita de câncer ou mesmo para confirmar a suspeita de infecção ou inflamação, pode ser necessária a realização de uma biópsia.

Tratamento

Nódulos pulmonares: Tratamento

O tratamento dependerá do diagnóstico definitivo, mas muitas vezes envolverá apenas o acompanhamento do paciente, como é o caso de nódulos de baixa suspeita de neoplasia e que não crescem ao longo dos exames de imagens consecutivos.

Tudo o que você precisa saber sobre Câncer de Pulmão

Perguntas Frequentes

Nódulos pulmonares são pequenas massas ou lesões arredondadas que podem se formar nos pulmões, muitas vezes detectadas por exames de imagem, como radiografias ou tomografias computadorizadas.

Causas comuns de nódulos pulmonares incluem infecções, inflamação, lesões benignas e, em alguns casos, câncer.

Na maioria dos casos, os nódulos pulmonares não causam sintomas. No entanto, se um nódulo for grande ou causar compressão de estruturas adjacentes, pode levar a sintomas como tosse, dor no peito ou dificuldade respiratória.

Os nódulos pulmonares são geralmente diagnosticados por meio de exames de imagem, como tomografias computadorizadas (TC) ou radiografias, e podem requerer biópsias para determinar sua natureza.

O tratamento de nódulos pulmonares cancerosos depende do tipo de câncer, do estágio da doença e da saúde geral do paciente. Opções incluem cirurgia, radioterapia, quimioterapia e terapias direcionadas.

Os fatores de risco para nódulos pulmonares cancerosos incluem tabagismo, exposição à radiação, história de câncer e idade avançada.

Não necessariamente. Nódulos pulmonares benignos podem não requerer tratamento, enquanto nódulos suspeitos ou cancerosos podem exigir intervenção médica, como cirurgia.

Você tem várias formas de agendar consultas e exames:

Envie uma mensagem para:

WhatsApp

Agende sua consulta ou exame:

Agende online
QR Code Agende sua consulta ou exame

Agende pelo app meu oswaldo cruz

App Meu Oswaldo Cruz disponível no Google Play App Meu Oswaldo Cruz disponível na App Store