Voltar

Radioterapia

Navegue em: Oncologia

Radioterapia utiliza a radiação para destruir as células tumorais. Existem vários aparelhos e várias técnicas cada vez mais sofisticadas e precisas para destruir o tumor e preservar os órgãos normais saudáveis a seu lado.


De acordo com a localização da fonte da radiação, existem 2 grandes tipos de radioterapia:

Radioterapia externa

Radioterapia externa: os raios são emitidos a partir de um acelerador de partículas (fótons, elétrons, prótons). Existem disponíveis vários equipamentos modernos, permitindo várias técnicas adequadas para cada paciente e para cada tipo e localização de tumor: radioterapia convencional, radiocirurgia estereotáxica, IMRT, Intrabeam, etc.

Braquiterapia

Braquiterapia: A fonte de radiação é implantada dentro do paciente, em contato direto com o tumor. Esta técnica é utilizada somente em alguns casos: mama, útero, vagina, próstata, pênis, boca, pele, brônquios e traqueia, esôfago e anus.


Radioterapia como tratamento exclusivo ou em combinação

Time de Especialistas do Centro Especializado em Oncologia do Hospital Alemão Oswaldo Cruz discutem os casos clínicos em reuniões específicas, e levam em consideração vários fatores para determinar a melhor técnica e tipo de radioterapia para cada paciente, a dose a ser administrada e o número de sessões. O objetivo do Time de Especialistas é administrar a dose necessária de radiação com máxima precisão e eficiência em controlar o câncer. Com os equipamentos disponíveis no Centro Especializado em Oncologia do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, conseguimos atualmente elevar a dose individual de radiação aplicada no tumor, com mínimos efeitos nos tecidos normais. As taxas de cura aumentam, e os efeitos colaterais se tornam mínimos e toleráveis.

Dependendo da estratégia decidida nas reuniões do nosso Time de Especialistas no Centro Especializado em Oncologia do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, ou em outro hospital, a radioterapia pode ser aplicada de forma isolada, ou em combinação com quimioterapia, hormonioterapia, terapia alvo ou imunoterapia. A radioterapia pode também ser utilizada em alguns casos para reduzir o tamanho do tumor e permitir cirurgias mais eficientes e menor agressividade.

Perguntas Frequentes

A radioterapia é um tratamento que utiliza radiação para destruir células tumorais. Seu objetivo é eliminar o câncer enquanto preserva os tecidos saudáveis circundantes.

Os dois principais tipos de radioterapia são a radioterapia externa, na qual os raios são emitidos a partir de um acelerador de partículas, e a braquiterapia, na qual a fonte de radiação é implantada dentro do paciente, em contato direto com o tumor.

A braquiterapia é usada em casos específicos, como câncer de mama, útero, vagina, próstata, pênis, boca, pele, brônquios e traqueia, esôfago e ânus.

O Time de Especialistas discuti casos clínicos em reuniões específicas, levando em consideração diversos fatores, como o tipo e a localização do tumor, para determinar a melhor abordagem de radioterapia, a dose a ser administrada e o número de sessões.

O objetivo da radioterapia é administrar uma dose precisa de radiação no tumor, com máxima eficiência no controle do câncer e mínimos efeitos nos tecidos normais circundantes. Isso aumenta as taxas de cura e minimiza os efeitos colaterais.

Dependendo da estratégia definida pelo Time de Especialistas, a radioterapia pode ser administrada isoladamente ou em combinação com quimioterapia, hormonioterapia, terapia alvo ou imunoterapia. Também pode ser usada para reduzir o tamanho do tumor antes de cirurgias.

A radioterapia, quando administrada de forma precisa e eficaz, aumenta as taxas de cura do câncer e reduz os efeitos colaterais, tornando o tratamento mais tolerável para os pacientes.

Você tem várias formas de agendar consultas e exames:

Envie uma mensagem para:

WhatsApp

Agende sua consulta ou exame:

Agende online
QR Code Agende sua consulta ou exame

Agende pelo app meu oswaldo cruz

App Meu Oswaldo Cruz disponível no Google Play App Meu Oswaldo Cruz disponível na App Store